• Logomarca Governo do Estado do RN
  • Governo do Estado do RN
  • Sep 22 2021 1:03PM

Materia

Complexo Hospitalar Monsenhor Walfredo Gurgel/ Pronto Socorro Clóvis Sarinho

SESAP/TI23 Oct 2020 08:36

Nascia em 14 de março de 1971, a primeira unidade de saúde pública do Rio Grande do Norte (RN), para atendimentos de pessoas vítimas do trauma. O Hospital Geral e Pronto Socorro de Natal. Em 31 de março de 1973, a unidade recebe o nome de Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG), em homenagem ao então Padre e, anos após sua ordenação, governador do estado, Walfredo Dantas Gurgel, em 4 de novembro de 1971

No início da década de 70, o Walfredo Gurgel possuía 330 servidores e atendia a uma população de 1.745.400 Norte-riograndenses.  O HMWG é referência no atendimento de urgência pelo Sistema Único de Saúde (SUS), há mais de quatro décadas, permanecendo o único hospital público da região metropolitana de Natal que conta com um Centro de Tratamento de Queimados (CTQ), além de especialidades como ortopedia, neurologia, neurocirurgia, entre outras.

Ao todo, o complexo hospitalar possui 385 leitos, distribuídos entre os quatro pavimentos de enfermarias, salas de observação clínicas, setor de politrauma, observação do trauma, CTQ e Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs).

Atendemos a uma média de 200 pacientes/dia. Destes, cerca de 35 são internados. Mensalmente realizamos por volta de 620 procedimentos, entre cirurgias e reduções ortopédicas. No Serviço de Apoio ao Diagnóstico e Tratamento são realizadas por mês, em média, 2.528 tomografias computadorizadas, entre 5.211 exames de raio-x e 181 ultrassonografias.

Especialistas nas áreas de clínica médica, pediatria, cirurgia geral, UTI, cirurgia buco-maxilo-facial, anestesia, análises clínicas, fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, enfermagem (enfermeiros, técnicos e auxiliares), oftalmologia, otorrinolaringologia, infectologia, cirurgia torácica, psicologia, assistência social, comunicação social, radiologia, farmácia, entre outros, também integram nosso quadro funcional .

O Walfredo Gurgel dispõe de uma equipe de 1.924 funcionários, dos quais 216 são de empresas terceirizadas, nas áreas de vigilância, higienização, maqueiros e nutrição. Especialidades como oftalmologia e otorrino são compostas por profissionais que atuam no sistema de sobreaviso, para situações de urgência.

Atualmente, é possível a manutenção permanente dos equipamentos graças a contratos assinados com empresas terceirizadas, abrangendo desde tomógrafos e aparelhos de raio-x a máquinas da lavanderia, cozinha e elevadores.

O Pronto Socorro Clóvis Sarinho foi inaugurado no dia 08 de fevereiro de 2001, agregando serviços de extrema importância para a assistência à saúde do povo potiguar. Seus principais procedimentos contemplam as especialidades de clínica médica, ortopedia, cirurgia geral e neurocirurgia. A estrutura do PSCS abrange um centro cirúrgico com seis salas, uma sala de esterilização de materiais, serviços de imagem, laboratório de análises clínicas, endoscopia digestiva alta, ultrassonografia, radiologia, raio-X, tomografia computadorizada, assistentes sociais, recepção e classificação de risco.

Em 2005 tivemos a autorização para a implantação do programa de residência médica em cirurgia geral pelo Ministério da Educação (ME). Em 2014, implantamos o Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) que preconiza um atendimento de ainda mais qualidade nos serviços de saúde, visando à redução ou até mesmo a extinção da ocorrência de danos evitáveis associados ao cuidado em saúde.

As ações em Segurança do Paciente, no âmbito hospitalar, contemplam, atividades direcionadas a cinco grupos de boas práticas (a identificação do paciente, a higienização de mãos, a cirurgia segura, a prevenção de quedas e a administração segura de medicamentos), que apresentam estreita relação com os maiores índices de eventos adversos em todo o mundo.

Somos, também, campo de estágio para alunos de várias instituições de ensino técnico e superior, contribuindo sobremaneira para a formação de diversos novos profissionais com atuação dentro e fora do RN. Esta área é coordenada pelo Núcleo de educação Permanente (NEP) que, em 2019, gerenciou a atividade de 1.759 estudantes que passaram por nossas dependências.

Diante do importante aporte da unidade para a construção do conhecimento em tantas áreas diferentes, estamos atualmente na busca pela certificação federal como Hospital de Ensino. O processo para avaliação e deferimento do Ministério da Saúde (MS) já foi aberto e os trâmites de burocráticos e de adequação aos requisitos exigidos pela pasta federal estão em andamento.    

Localização:

Avenida Senador Salgado Filho, S/N, Bairro – Tirol - NATAL / RN.
Telefone: (84) 3232-7500

Site: http://www.walfredogurgel.rn.gov.br/

Para outras informações: Assessoria de Imprensa 98717-7475

Notícias do RN