• Logomarca Governo do Estado do RN
  • Governo do Estado do RN
  • Sep 22 2021 1:03PM

Materia

Hospital Dr. José Pedro Bezerra - Santa Catarina - Natal

SESAP/TI02 Oct 2013 11:47

O Hospital Dr. José Pedro Bezerra, também conhecido como Hospital Santa Catarina, é o segundo maior da Capital. Nele são oferecidos serviços padrões de um hospital geral: urgências nas especialidades de Clínica Médica, Cirurgia Geral, Neonatologia, Ginecologia e Obstetrícia. Além disso, a unidade é maternidade estadual de referência em gestação de alto risco  e uma das quatro unidades de saúde no Estado que dispõe do Programa de Internação Domiciliar (PID), para dar suporte aos idosos em suas residências.
 
Localizado na Zona Norte de Natal, o Hospital Santa Catarina recebe uma demanda expressiva de usuários do SUS, pois atende a população tanto dessa região da cidade – que abriga 300 mil habitantes, quanto o considerável volume de pacientes oriundos dos municípios da Grande Natal e do interior do Estado.
 
O Hospital conta com seis alas, onde se distribuem os Alojamentos Conjuntos de Pediatria/Neonatologia; Clínicas Médica/Cirúrgica; Pronto-Socorro; Administração; Centro Cirúrgico/Obstétrico; UTI; Serviços de Apoio. A Unidade está aparelhada com equipamentos de ultra-sonografia, cardiotocógrafo, radiologia e equipamentos de laboratório e dispõe de 158 leitos e mais doze vagas para UTI, sendo seis para adultos e seis neonatais, contando também com duas salas de cirurgia em total funcionamento. Possui também os serviços de Banco de Leite Humano e de Sangue (setor de Hemoterapia), Laboratórios de Análises Clínicas e Microbiologia e o setor de Radiologia.
 
A Unidade conta com uma equipe de plantão permanente, constituída por quatro Obstetras, dois Anestesistas, quatro Clínicos Gerais, três Pediatras, quatro Neonatologistas, um Intensivista, três Bioquímicos, um Assistente Social, um Nutricionista, oito Enfermeiros e três Cirurgiões. Há também uma equipe médica para realização de pareceres para os pacientes internados, nas especialidades de Pneumologia, Cardiologia, Nefrologia, Reumatologia, Otorrinolaringologia, Infectologia, Oftalmologia, Neurologia e Oncologia e os serviços de sobreaviso em Cirurgia Pediátrica e Ultra-Sonografia.
 
Dentre os programas atualmente em andamento, destacam-se o de Aleitamento Materno, que faz do Santa Catarina, desde 1995, um Hospital Amigo da Criança (título concedido pelo Unicef), e o programa de Humanização. Há ainda as iniciativas de Assistência à Vítima de Abuso Sexual (PAVAS), Mãe-Canguru, Prevenção Congênita à Sífilis e à AIDS (Projeto Nascer) e a CCIH.
 
As crianças têm lugar reservado no Santa Catarina. Um cuidado que começa com os recém-nascidos no ambulatório de Neonatologia, no Programa Mãe-Canguru e no Grupo de Apoio ao Bebê Especial (GABE), para crianças que nascem com problemas congênitos, como os portadores de Síndrome de Down.
 
Localização:
Rua Araquari, S/N – Conjunto Santa Catarina – Potengi – Natal / RN
Fone: (84) 3232-7701 / 7702 / 7721 / 7722 / 7723

Notícias do RN