• Logomarca Governo do Estado do RN
  • Governo do Estado do RN
  • Feb 21 2019 11:09AM

Materia

Hospital Peditrico Maria Alice Fernandes - Natal

SESAP/TI02 Oct 2013 11:55

Classificado como unidade de médio porte, o Hospital Pediátrico Maria Alice Fernandes foi  fundado em 12 de outubro de 1999, sendo administrado por empresa terceirizada até agosto de 2003. Com sua missão de integrar o Sistema Único de Saúde (SUS), proporciona atendimento 24 horas a crianças e pré-adolescentes na faixa etária de zero a 14 anos, advindos de todo o Estado.

Atua também na área de ensino com resolutividade, ética e humanização. Atualmente conta com uma equipe multidisciplinar de 439 profissionais, treinados para oferecer uma assistência digna à população nas clínicas pediátricas e cirúrgicas, com uma média de 5.390 atendimentos por mês.

Possui 57 leitos clínicos e 14 cirúrgicos, com uma taxa de ocupação de 95%, nos quais é oferecida uma assistência humanizada à criança e família. Conta também com uma UTI com sete leitos com média de ocupação de 100%, onde uma equipe multidisciplinar tem seu olhar voltado para prestar uma assistência de primeira qualidade.

Seu Centro Cirúrgico possui apenas duas salas, onde são realizadas cerca de 60 cirurgias eletivas e 200 de urgência e emergência por mês. Oferece diariamente atendimento ambulatorial em cirurgia e cardiologia pediátrica, como também serviços de Fisioterapia; Suporte Nutricional e Dietético; Enfermagem; Serviço Social; Assistência Farmacêutica; Parecer Técnico; Comissão de Controle de Infecção Hospitalar; Serviço de Apoio ao Diagnóstico e Tratamento, através da Radiologia E Ultra-Sonografia; Hemoterapia; Análises Clínicas e Microbiologias.

Além destes serviços oferecidos, este hospital também desenvolve atividades voltadas para a humanização tanto do paciente como de seus familiares:

Brinquedoteca – Desenvolve trabalhos de caráter ocupacional, terapêutico e lúdico, visando a valorização humana, um ambiente saudável, contribuindo na recuperação e na elevação da auto-estima do usuário e acompanhante.

Esperar Brincando – Minimizar a ansiedade e as tensões causadas pelo tempo de espera das crianças e acompanhantes no atendimento ambulatorial e pronto socorro através de atividades lúdicas e recreativas.

Cirurgia Feliz – Diminuir os possíveis transtornos a nível emocional da criança que será submetida a cirurgia, bem como dar suporte psicossocial as mães; Gotas de Alegria – Visa à execução dos eventos lúdicos interativos e espirituais de forma humanizada proporcionando acolhimento, educação,beleza, ações educativas e entretenimento, despertando para uma consciência global voltada para os direitos das crianças e adolescentes.

Alta Humanizada – Oferecer condições de continuidade do tratamento em domicílio.

Anjos do Alice – Acolher de forma empática e solidária os usuários, em todas as etapas e setores necessários ao seu atendimento.

Pintando o Sete no Alice – Tem o objetivo de romper com a visão hospitalar de local frio e que não se pode viver, para um local alegre e acolhedor, utilizando a psicodinâmica das cores, música, aquisição de playground.

 Videoteca – Voltada para exibição de filmes educativos e de entretenimento.

 Visita Aberta – Inclui a comunidade no âmbito hospitalar, mostrando a importância do visitante  e da família.
Casa do Aconchego – Visa dar apoio às mães com filhos internados na UTI, residentes no interior ou na capital, constando de aporte psicossocial, trabalhos manuais, palestras, roda de conversa, etc.

Pesquisa de Satisfação dos Usuários – Canal de intercâmbio e participação da comunidade na gestão dos serviços prestados, na busca contínua da melhoria e excelência do atendimento.

Acolhimento com Classificação de Risco – Objetiva a eficácia, eficiência e qualidade do atendimento prestado no pronto socorro de acordo com o quadro e queixas de saúde.

Feira de Artes e Habilidades – Objetiva oportunizar aos colaboradores um acréscimo a sua renda familiar e melhoria na auto estima, através da venda dos produtos por estes produzidos.

Cinema para Todos – Consiste na realização de sessões de cinema dentro do hospital, visando a socialização entre usuários e acompanhantes.

Consultório de Palhaços – Consiste na visita semanais de palhaços, estimulando através do riso, uma postura de reação do quadro clínico em que os mesmos se encontram.

Humanização Hospitalar -  Engloba ações e programas voltados para a melhoria da qualidade de vida do trabalhador.

Localização:
Av. Pedro Álvares Cabral, S/N, Conj. Pq. dos Coqueiros - N S da Apresentação -
Natal / RN
Fone: 3232-5400

Notcias do RN