• Logomarca Governo do Estado do RN
  • Governo do Estado do RN
  • Sep 22 2021 1:03PM

Materia

Hospital Rafael Fernandes - Mossoró

SESAP/TI02 Oct 2013 11:56

O Hospital Rafael Fernandes foi fundado em julho de 1990. É especializado em doenças infecto-contagiosas sendo referência no tratamento da AIDS, hanseníase e tuberculose, para toda a região do Oeste potiguar. O Hospital dispõe hoje do atendimento Hospital-dia, no qual o paciente soropositivo é tratado durante o dia e retorna para sua casa à noite.

O hospital tem como clientela e adultos e crianças, oferecendo serviços de: Ambulatório; Cardiologia; Comissão de Infecção Hospitalar; Dermatologia; Enfermagem; Esterilização; Farmácia; Nutrição; Odontologia; Pediatria; Psicologia, Psiquiatria; Serviço Social, Ginecologia e Tisiologia. Em sua estrutura dispõe de 52 leitos, com uma sala para procedimentos de pequenas cirurgias (biópsias, pacientes internados e de ambulatório), e atende aproximadamente 850 pacientes por mês.
 
Compõem os serviços de apoio ao diagnóstico: colposcopia, eletrocardiograma, laboratório e radiologia com um equipamento de 100 a 500 ma. Tendo ainda os serviços de Endoscopia e Ultra-som terceirizados, perfazendo um total médio de 2.200 exames por mês. Dispõe ainda dos equipamentos imprescindíveis para uma unidade hospitalar: Desfibrilador - 01; monitor com ECG - 02; Reanimador Pulmonar – 01;  Respirador/Ventilador - 01. O Hospital dispõe de 01 ambulância.

A média diária é de 20 pacientes nos casos de AIDS e outras doenças sexualmente transmissíveis (DST’s). Nesses dois casos, há aproximadamente 850 pacientes cadastrados no hospital. Já no hospital-dia, que atende exclusivamente casos de pacientes portadores de HIV, é registrada a média de dois atendimentos diários e 11 internamentos mensais.

O serviço de Nutrição e Dietética serve mensalmente uma média de 5.900 refeições. Também manipula dietas enterais, de aproximadamente 610 unidades por mês. O serviço de Lavanderia hospitalar é próprio e em prédio separado do bloco hospitalar.

Localização:
Rua Juvenal Lamartine, 03 – Santo Antônio – Mossoró/RN
Fone: (84) 3315.3480 / 3486 / 3516

Notícias do RN